Wednesday, May 25, 2011

Sinal do celular pode ser a causa do sumiço das abelhas


bee killers?, upload feito originalmente por jspad.

Notícia no site G1 - Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo - publicada dia 13/5/2011 fala de uma pesquisa realizada em 2009 por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça que aponta para os sinais eletromagnéticos da telefonia celular como uma das possíveis causadores do sumiço misterioso de abelhas, a epidemia CCD, Colony Collapse Disorder em inglês.

Segue copy paste da matéria:


Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo

13/5/2011 - G1 - Altieres Rohr

Sinais electromagnéticos têm consequências para os insetos.
Após 20 horas de exposição, abelhas emitem som para abandonar casa.

Celulares podem estar confundindo e até matando abelhas ao redor do mundo, segundo uma pesquisa realizada por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça. O estudo foi realizado em 2009, mas só foi publicado agora, em maio de de 2011. Para o experimento, Favre gravou os sons de abelhas expostas a sinais electromagnéticos emitidos por celulares, e observou a produção de sons semelhantes ao que abelhas produzem quando abandonam a colmeia.

Favre expôs a abelha a ondas de celulares por 20 horas. O pesquisador fixou esse período porque, segundo ele, estudos anteriores já mostraram que a exposição prolongada a celulares fez com que abelhas não mais encontrassem o caminho de volta para a colmeia, e deixando-a praticamente vazia entre 5 e 10 dias.

Mas já no período de 20 horas no experimento, as abelhas fizeram sons como se estivessem no processo de abandono da colmeia – quando elas saem para dar lugar a outras abelhas em um ninho “congestionado”.

No entanto, elas permaneceram na colmeia, o que significa que elas estavam confusas ou que outros processos poderiam se iniciar com uma exposição mais prolongada. De acordo com Favre, foi o primeiro estudo envolvendo a gravação de sons de abelhas quando expostas à emissões electromagnéticas de celulares.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em 2010 revelou uma queda global na população de abelhas. Para a ONU, isso é motivo de preocupação porque entre os 100 produtos agrícolas responsáveis por 90% dos alimentos consumidos mundialmente, 71 são polinizados por abelhas.

Segundo o relatório, o uso de químicos, mudanças climáticas e poluição podem estar ligadas à essa diminuição. Com o novo estudo de Daniel Favre, o uso de celulares também pode entrar a lista de possíveis responsáveis.

O site do jornal inglês Mail Online também publicou sobre a pesquisa: Why a mobile phone ring may make bees buzz off: Insects infuriated by handset signals (Por que o toque de telefone celular pode estar espantando as abelhas: Insetos ficam enfurecidos com o sinal dos aparelhos). Citando a pesquisa do Swiss Federal Institute of Technology da cidade de Lausanne e um artigo do Doutor Favre no jornal Apidologie, a matéria cita o Transtorno do Colapso das Colônias (Colmeias) e menciona também que novos agrotóxicos e pesticidas que afetam o sistema nervoso das abelhas deixando-as perdidas e confusas.

Fim do mundo em nossas mãos

Se for confirmada a relação entre a expansão do uso dos celulares com o desaparecimento das abelhas, cujas consequencias podem ser drásticas para o meio ambiente, a agricultura e alimentação no planeta, seria um inédito sinal do fim do mundo causado por todos nós, pessoas comuns que utilizam a telefonia celular e nossa civilização tecnológica.



Thursday, May 12, 2011

Fim do mundo dia 21/5/2011 no Facebook pra confirmar sua presença no evento


No Facebook foi criada a página do evento do fim do mundo marcado para o dia 21/5/2011 previsto pela seita evangélica americana Family Radio. Quem quiser confirmar presença ou convidar os amigos naquela rede social, é só acessar: Evento Fim do Mundo segundo a Biblia.

Criado por Rubens Barbassa, o evento já tem 45 pessoas confirmadas, 34 recusaram o convite, 5 estão indecisos e 407 ainda estão pendentes. Parece que o autor da página tomou conhecimento da profecia apocalíptica cristã através do site da Revista Exame, que publicou dia 10/5/2011 a matéria Evangélicos americanos anunciam o fim do mundo no dia 21 de maio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO