Tuesday, December 27, 2011

Site sobre o calendário sagrado dos maias em português

2012 wallpaper

Pesquisando sobre o calendário maia e sua profecia do fim do mundo em 23/12/2012, assunto que graças ao filme 2012 com certeza será discutido até a exaustão em 2012, encontrei o site CalendarioSagrado.org com informações e pesquisas brasileiras sobre a cultura e etnologia mesoamericana. Segue uma transcrição da matéria de abertura do site, publicada no jornal de alunos de ciências sociais da UFF (Universidade Federal Fluminense):

CalendárioSagrado.org: 2012?
Thiago Cavalcanti

"Os maias disseram que em 2012 ocorrerá o fim do mundo", vivem a repetir os populares. Outros, não menos inocentes, respondem: "2012 é apenas o fim do calendário maia". Ambas as idéias são disseminadas até mesmo por colegas universitários, pelos corredores das instituições, em momentos de descontração, curiosidade e em discussões levadas a sério. É digno reconhecer, por outro lado, que trata-se de um assunto muito mais de curiosidade do que de interesse para a maioria absoluta das pessoas, ao mesmo tempo em que o nível de complexidade do tema exige um verdadeiro contínuo interesse por parte do pesquisador.

O ciclo de "2012" consiste num período de 1.872.000 dias, que na prática é dividido em 13 ciclos Pik (ou, popularmente, Baktun), de 144.000 dias cada. Apesar de nem todas as teorias para 2012 estarem relacionadas à cultura maia, não há dúvidas de que o calendário foi o grande motor do fenômeno "2012" e também aquilo que o tornou tão popular, não por acaso motivando teorias paralelas e, em outras ocasiões, sendo usada em combinação a outros mitos. Envolver qualquer coisa com os maias é o caminho mais fácil para estar um pouco sob esse "holofote".

Quando falamos em fim do mundo, é importante destacar que a comunidade acadêmica não reconhece nenhum documento mais que justifique qualquer afirmação nesse sentido. Outra teoria igualmente sem bases é aquela que fala sobre o "fim do calendário maia": acima do ciclo Pik, existe  ciclo Piktun, que é equivalente a 20 ciclos Pik. Isso, por si só, demonstra que o calendário maia vai bem além de 13 Pik. Não bastasse isso, existem registros maias que citam datas num futuro que ocorrerá centenas de anos após "2012". Podemos dizer assim, que os maias pensavam que iríamos (na verdade, que eles próprios iriam) muito além de "2012".

Já sobre a inversão dos polos, teoria que leva em consideração o movimento de precessão da Terra, cuja duração é de "aproximadamente 26 mil anos", leva em consideração a hipótese de estarmos completando cinco ciclos de 13 Pik 
(ou 65 Pik), que equivalem a 26 mil Tun (o ano de 360 dias), o que faz com que essa teoria seja no mínimo atraente ao público. Entretanto, ao mesmo tempo que não podemos afirmar que em "2012" encerramos o quinto ciclo de 13 Pik ), a própria demarcação do início de um ciclo de 26 mil Tun ˜ão necessariamente coincide com uma eventual inversão dos pólos.

)Não há, de maneira alguma, uma unanimidade no que se refere à correlação entre o calendário maia e calendário gregoriano. Ou seja, o tal ciclo de "2012" pode já ter ocorrido há 200 anos ou ocorrer daqui a mais 200 anos, dentro das mais variadas teorias acadêmicas. Existe um único registro maia que reconhecidamente cita o fim do ciclo de 13 Pik, e obviamente não está escrito "2012" lá, por mais que a mídia etnocêntrica prefira dizer que está. Por isso é que "2012" esteve sempre presente entre aspas no presente texto, mais por seu apelo do que por sua validade; nunca devemos ignorar o fato que o fim do ciclo equivaler ao ano de 2012 está longe de ser uma unanimidade. Convido os colegas acadêmicos a colaborarem com esse esclarecimento.

O site também disponibiliza uma versão explicada do calendário sagrado dos maias 2011-2012 para baixae em PDF: Ano "13 Erva" (13 Eb). Mostrado abaixo no Scribd como alternativa de visualização e download.
Calendário Maia 2011-2012



No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO