Wednesday, August 3, 2011

Estrondo e tremor misterioso em Rio Claro/SP

Lá se vai...

Segundo o Jornal da Cidade (JC Rio Claro) e o Guia Rio Claro ontem a tarde, dia 2/8/2011 às 13h30, um forte estrondo e barulho misterioso seguido por tremor de terra pode ser ouvido e sentido no centro e em vários bairros do município de Rio Claro, no interior de São Paulo. Segundo o JC Rio Claro a Defesa Civil investiga uma possível explosão em pedreira, mas o Guia Rio Claro comenta que os moradores estão especulando vários boatos e explicações. Segue trechos das reportagens publicadas nos sites:

Tremor e estrondo em RC geram teorias malucas
2/8/2011 - Guia de Rio Claro

No início da tarde de terça-feira (2), por volta das 13h30, um estrondo avassalador, seguido de um pequeno tremor, agitou a vida dos rio-clarenses. Ouvido - e sentido! - da Cidade Jardim ao Bairro Vila Operária, do Centro até o Jardim América. Até o momento, nem a Defesa Civil e nem o pessoal do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) e da Geologia da Unesp tem informações sobre o ocorrido.

Mesmo sem ter certeza, o imaginário da população já encontrou inúmeras razões para o ocorrido. Na rede social Facebook algumas pessoas comentam - em tom de brincadeira - que foi a Torre Eiffel que tombou. Outros questionam se não foi à construção do novo hipermercado, localizado na esquina da Avenida Visconde do Rio Claro com a Rua 14, que teria caído. Terremotos, explosões de grandes proporções e até a queda de um meteoro surgiram na lista de discussões.

Outro 'gracejo' postado foi de que tanto os buracos encontrados pela cidade, como o estrondo, são parte da construção do metrô de Rio Claro. Até a explosão de uma pedreira na região foi citada. Enquanto o mistério continua e não aparecem informações oficiais, se divirta com as especulações e ideias mirabolantes da população.

Abaixo a matéria publicada no JC Rio Claro um dia depois estranho do fenômeno:

Defesa civil promete apurar a origem da "explosão"
3/8/2011 - Jornal da Cidade Rio Claro - Sidney Navas

Forte estrondo pôde ser ouvido em vários bairros de Rio Claro, assustando a população.

Uma grande ‘explosão’, cuja origem ainda não foi descoberta pelas autoridades, despertou a atenção da população. Por volta das 13h35 de terça-feira (02), um forte estrondo pôde ser ouvido em vários bairros do município, deixando os moradores bastante assustados e preocupados com o ocorrido.

O mistério continua e as autoridades ainda tentam saber a origem dessa explosão. Mas até o fechamento desta edição, nenhuma informação oficial havia sido sido divulgada pelas autoridades competentes.

Entretanto, segundo informações do diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida, tudo indica que o barulho foi provocado pela explosão em alguma pedreira localizada na região de Rio Claro.

Ele ressalta que essa é a hipótese mais provável para esse caso, mas prometeu averiguar o que realmente aconteceu e depois emitir um comunicado oficial. Até o começo da noite, a Defesa Civil ainda tentava descobrir a origem da explosão.

Logo após o estrondo, a Defesa Civil recebeu pelo menos 20 ligações de pessoas preocupadas e assustadas. Alguns munícipes pensavam que se tratava de um tremor de terra, mas essa possibilidade foi imediatamente afastada pela Defesa Civil.

“Não há nada nesse sentido registrado pelo sismógrafo da Unesp do Bela Vista”, explica Danilo de Almeida. A reportagem do JC tentou sem sucesso informações junto à Unesp. As polícias Civil e Militar, bem como o Corpo de Bombeiros, também não registraram nenhuma ocorrência nesse sentido. Assunto foi bastante comentado nas redes sociais.

Existem diferentes tipos de explosivos das mais variadas composições químicas. Via de regra todos eles são feitos de substâncias inflamáveis que, uma vez incendiadas, liberam gases de alta temperatura com uma pressão violenta. Isso ocorre porque essas substâncias têm moléculas muito instáveis, isto é, que se rompem facilmente, repelindo-se umas às outras.

O buraco perfurado na rocha com uma britadeira é o primeiro passo de preparação para a explosão da pedreira. Depois, em seu interior, é introduzida a primeira banana de dinamite, com o chamado cordel detonante amarrado em uma de suas pontas. Esse cordel é um tubo recheado de explosivo especial (o nitropenta) com velocidade de detonação de 7,2 km por segundo.

O estranho é que meses atrás um fenômeno parecido aconteceu na região de Bauru - Barulho misterioso no interior de São Paulo - e no começo do ano em Canoas/RS. Aproveitei a documentação da imprensa e a repercussão do fato em Rio Claro e incluí a ocorrência no mapa colaborativo estrondosmisteriosos.crowdmap.com que comentei no post Mapa colaborativo de estrondos e barulhos misteriosos no Brasil, o interessante é que a figura dos pontos no mapa, ao lado de outros estrondos e barulhos misteriosos que ocorreram no estado de São Paulo, forma um losango sinistro.

O pânico e a iminência de desabamentos e terremotos tão próximos, ao lado do mistério e da falta de explicações convincentes por parte de cientistas e autoridades, traz a memória conspirações do apocalipse e completa a figura como um sinal do fim do mundo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO