Monday, July 4, 2011

O mundo acaba quando você morrer


voodoo - St. Louis Cemetery, upload feito originalmente por monicaewagner.

Este raciocínio é muito utilizado para encerrar as discussões intermináveis e exaltadas sobre o fim do mundo e o apocalipse - o mundo acaba quando você morre - defendido principalmente pelos ateus, materialistas e aqueles que não acreditam na vida após a morte, desta forma morrer significaria o fim de tudo.

O pensamento tem uma lógica egocêntrica e com uma visão de mundo centrada no indivíduo, o mundo seria aquele que você vive, sente e presencia, e o fim dele aconteceria quando a pessoa não mais existir. Adequado para nossa sociedade consumista e individualista, crente no prazer e na felicidade privada e particular onde o coletivo e o social tem sentido se servir ao egoísmo e a satisfação pessoal.

Essa crença explicaria até a preocupação com as profecias de fim do mundo mais próximas no tempo, como a previsão do calendário dos maias em dezembro de 2012 e da seita Family Radio adiada pra outubro 2011. Afinal, estas previsões estão dentro da expectativa de vida das pessoas hoje, e a preocupação com a própria morte estaria disfarçada na preocupação do fim do mundo.

Sendo assim, toda ameaça de morte e risco de vida da violência urbana como assaltos, acidentes de trânsito, balas perdidas, atropelamentos, sequestros relâmpagos, engavetamentos, poderiam ser comparados ao dilúvio ou armagedom (a guerra final). As catástrofes naturais - terremotos, furacões, enchentes, desmoronamentos - mesmo que não destruam o planeta por completo, por causarem muitas mortes, tb seriam vistas como causadoras do fim do mundo, pelo menos para as vítimas destas tragédias.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO