Monday, July 18, 2011

Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto



Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.

A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.


Césio radioativo na água da torneira em Tóquio

Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.

Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO