Friday, April 1, 2011

Fumaça preta cobrindo o céu


black smoke, upload feito originalmente por The Wilderness Society.

Em meio a notícias do acidente na usina nuclear de Fukushima depois do tsunami no Japão, uma reportagem no jornal Extra mencionou a fumaça preta que saiu de um dos reatores.


Fumaça negra é vista saindo de reator em Fukushima
Extra Online, 23/3/2011

Tóquio, Japão - A Tokyo Electric Power disse que foi vista nesta quarta-feira uma fumaça preta saindo do reator 3 do complexo nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão.

Funcionários da empresa disseram que trabalhadores foram retirados temporariamente da usina Fukushima Dai-ichi.

A empresa disse que ainda não está claro o que está causando a fumaça, que sobe acima da usina enquanto trabalhadores continuam os esforços para resfriar os reatores e restaurar a energia elétrica.

O nível de radiação na usina nuclear japonesa de Fukushima era de 435 microsieverts duas horas antes da fumaça subir do reator número 3, mas caiu para 283,7 microsieverts após a fumaça ter sido vista, disse um funcionário da Agência de Segurança Industrial e Nuclear nesta quarta-feira.

Ambos os níveis foram excepcionalmente elevados quando comparados com os níveis ao longo dos últimos dias. A usina foi danificada por um terremoto e do tsunami em 11 de março.

Mais cedo, autoridades disseram que a água da torneira em Tóquio foi testada duas vezes acima do limite de iodo radioativo considerado seguro para crianças, em meio a crescentes preocupações sobre a segurança de alimentos e bebidas.

Elevando a preocupação com os efeitos do vazamento de radiação da usina Fukushima, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, pediu nesta quarta-feira (horário local) que a população deixe de comer vegetais produzidos na região onde fica a instalação nuclear. Foram detectadosaltos índices de radiação em 11 tipos de vegetais na região, de acordo com a mídia.

Na usina, funcionários continuam tentando resfriar os reatores para impedir mais vazamentos e uma catástrofe nuclear.

(...)

Independente da ameaça radioativa, do fogo, incêndio ou devastação que eventualmenta acompanha, a visão da fumaça negra cobrindo o céu realmente pode ser assustadora. Isso me faz lembrar o vulcão Eyjafjallajokull na Islândia, que em abril de 2010 entrou em erupção e expeliu uma nuvem gigantesca de cinzas que cobriu os céus da Europa causando até a paralização do transporte aéreo.

Notícia no MSN citando a BBC publicou o fato na época:


Voos são cancelados na Europa pelo segundo dia por causa de nuvem vulcânica
MSN Notícias, 16/4/2010

O espaço aéreo da Grã-Bretanha vai permanecer fechado até a 1h de sábado (hora local, 21h de Brasília) por causa da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, informaram nesta sexta-feira as autoridades britânicas de aviação.

A erupção, que começou na quarta-feira, continua lançando cinzas na atmosfera e provocou o cancelamento de milhares de voos na Europa nesta sexta-feira, pelo segundo dia consecutivo.

Centenas de milhares de passageiros foram afetados e os cancelamentos e atrasos podem continuar até o fim de semana.

Segundo uma declaração do Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês), "em geral, não se pode dizer com nenhuma certeza que a situação esteja melhorando".

(...)

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.

O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.

Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas as informações são de que, na quinta-feira, as águas tinham baixado. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.

Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.

A Islândia é localizada em uma região propensa a erupções vulcânicas.

Mesmo o atentado às torres gêmeas em Nova York, com as imagens dos aviões se chocando no World Trade Center, as colunas de fumaça preta ficam gravadas na memória. Assim como as nuvens brancas, que podem estimular a imaginação e fazer vermos imagens tranquilizadoras e mensagens no céu. Olhar para dentro da fumaça preta pode trazer interpretações e visões demoníacas e aterradoras. Ao cenário do fim do mundo se junta mais um elemento - disforme, gasoso, fluido, onipresente, fora de controle e inesperado.



No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO