Sunday, February 27, 2011

Esvaziamento de usina nuclear no Irã


Nuclear Winter in Chernobyl, upload feito originalmente por Stuck in Customs.

Notícia ontem na Folha.com fala de uma suposta contaminação no combustível em usina nuclear no Irã. Menciona tb um possível ataque de vírus de computador, um dado preocupante de guerra cibernética justamente em um momento que as relações do Irã com Israel e EUA são muito ruins. Até os navios de guerra iranianos que vão participar de exercícios militares na Turquia podem levar a desconfiança e piorar o clima.

Irã confirma esvaziamento da usina nuclear Bushehr
26/2/2011 - Folha.com - Da Reuters, em Teerã

O Irã confirmou neste sábado que irá remover todo o combustível de sua primeira usina nuclear, sinalizando que enfrenta mais problemas com o reator de Bushehr, construído pela Rússia, após décadas de atrasos.

O enviado nuclear do Irã, Ali Asghar Soltanieh, afirmou à agência de notícias ISNA que engenheiros russos responsáveis pela construção da usina no Irã recomendaram o esvaziamento do combustível para a realização de testes. O chefe da unidade afirmou que a remoção aconteceu por motivos de segurança.

Uma fonte a par do assunto afirmou que o combustível foi esvaziado sob a suspeita de que partículas metálicas do antigo aparelho usado na construção da usina, de quase 30 anos de idade, tinham contaminado o combustível.

"Estamos falando de partículas de cerca de 3 milímetros de diâmetro", afirmou a fonte, que preferiu permanecer anônima. Segundo a fonte, o esvaziamento pode levar seis dias.

A Agência Internacional de Energia Atômica (UM órgão da ONU), que mencionou o problema com o combustível em um relatório confidencial, ao qual a Reuters teve acesso na sexta-feira, irá supervisionar o procedimento, afirmou Soltanieh.

Um funcionário do Irã afirmou este mês que deveria haver uma investigação acerca do ataque da usina pelo vírus de computador Stuxnet, supostamente uma tentativa dos inimigos do Irã de sabotar o programa nuclear. Segundo ele, é preciso ver se o incidente causou danos à usina de mil megawatts.

O pronunciamento ocorreu após o embaixador russo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmar que o vírus poderia ter provocado um desastre nuclear das proporções do acidente de Chernobyl, ocorrido na Ucrânia em 1986, então parte da União Soviética.



No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO