Sunday, February 27, 2011

Barulho misterioso no interior de São Paulo


chora cavaco, upload feito originalmente por chamarelli.

Dia 9 de fevereiro um barulho estranho e misterioso foi ouvido na região de Bauru no interior do Estado de São Paulo. Ao lado de relatos fantásticos de bolas de fogo, clarões de luz e meteoros, muita gente acreditou em terremoto mas os sismógrafos no Brasil não detectaram nada. Segue notícia no site G1.

Moradores de municípios de São Paulo sentem tremor de terra
G1 - 9/2/2011

Pessoas ouviram um ruído forte nesta terça-feira (8/2/2011). USP, UnB e Unesp não registraram o tremor na região.

Moradores de nove municípios da região Oeste do estado de São Paulo sentiram um possível tremor de terra nesta terça-feira (8/2/2011). Apesar dos depoimentos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) não registraram a ocorrência.

O possível tremor foi sentido em Boracéia, Borebi, Agudos, Pederneiras, Barra Bonita, Bariri, Lençóis Paulista, Piratininga e Bauru, esse último município localizado a 379 km de São Paulo. Em Agudos, uma das cidades em que a perturbação foi mais sentida, moradores afirmaram que escutaram um ruído forte, como se fosse um trovão ou uma explosão.

Na zona rural da região, alguns agricultores ainda contaram que viram uma espécie de bola de fogo, o que poderia ser um meteorito, mas nada foi encontrado. Defesa Civil e bombeiros estiveram nos locais onde houve relatos do tremor e também não localizaram nada.


O site 94 FM de Bauru/SP tb publicou uma reportagem sobre o barulho misterioso na cidade.

Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos
94 FM, 9/2/2011 - Adaptado de Folha Online

Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça. Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos. Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

Moradores de Bauru, e ao menos outras três cidades da região sentiram um tremor leve por volta das 15h desta terça-feira (08.02). De acordo com a Defesa Civil de Bauru, moradores da cidade e também de Agudos, Borebi e Pederneiras ficaram assustados e entraram em contato com o Corpo de Bombeiros para obter informações.

"Temos apenas relatos das pessoas, nenhuma informação oficial, mas sabemos que não foi nada significativo", afirmou o coordenador da Defesa Civil Álvaro de Brito.

Morador de Bariri diz ter visto meteoro na hora do tremor

De acordo com ele, além da sensação de tremor alguns moradores notaram lustres balançando e portas vibrando. A ocorrência teria durado cerca de dez segundos e não se repetiu durante a tarde.Não houve registro de danos em nenhuma das localidades.

A Polícia Militar de Agudos confirmou que moradores constataram o tremor.

O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) afirmou não ter nenhum registro do evento até o final da tarde de hoje. O pesquisador George Sand França não descartou, no entanto, a possibilidade de ter havido um tremor. Segundo ele, uma nova verificação será feita nesta quarta (09/02/2011) e poderá apontar uma eventual ocorrência.O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) registrou nesta terça um tremor de magnitude de 5,4 no Atacama, Chile. Como reflexo, o serviço aponta São Paulo como uma das áreas atingidas.

A rádio FM ouviu alguns moradores e publicou os arquivos em audio em seu site.

Tremor desta terça (8/2/2011) foi causado por um meteoro, revela morador de Bariri
94 FM - 9/2/2011

José de Carvalho Campos estava em Ourinhos e diz ter visto o meteoro quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

O transportador de cargas, José Antonio de Carvalho Campos disse nesta manhã (09.02) que o tremor sentido na tarde de ontem (08.02) foi causado por um meteoro que caiu na região.

Ele viajava entre Ourinhos e Bariri e avistou um forte clarão. Quando olhou para o céu, viu uma grande "bola de fogo" caindo em direção à Terra.

Segundo o transportador, o fato ocorreu por volta das 15h desta terça. (...)

A ouvinte Cristiane de Oliveira, que mora em Bauru, afirma ter visto um clarão por volta das 15h quando andava pela Azarias Leite, no centro da cidade.
Outros internautas confirmaram a versão, relatando que também viram um clarão no mesmo horário.

A repórter Maria José entrevistou o Professor de Geofísica do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo, USP, Marcelo Assunção, que não descarta a possibilidade de ter havido um pequeno tremor de terra na região. (...)

A repórter Maria José também entrevistou o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, Álvaro Brito, sobre a possibilidade de ter caído um meteorito aqui por dentro.

Brito também explica como as pessoas devem se comportar caso de deparem com uma pedra vinda do espaço. (...)

Ouça os arquivos de áudio no site da rádio.


Dias mais tarde, estranhamente, na cidade de São Paulo, próximo ao bairro de Higienópolis, um estrondo assustador foi ouvido por cerca de 5 segundos. No Twitter, blogueiras conhecidas e moradoras do local @rosana e @claraaverbuck relataram o momento exato do som misterioso: 10h15 de 22/2/2011.


Além da incerteza e mistério, fenômenos desta natureza no Brasil causam preocupações, pois todo mundo sabe que somos um país despreparado para terremotos, abalos sísmicos e desastres naturais de grandes proporções. Sinais do fim do mundo cada vez mais próximos.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO